156 Acesso àInformação

Destaque

Destaque

Conheça os expositores da Feira de Inovação da Rua XV em Curitiba

Na programação pelos 331 anos de Curitiba, a cidade mais inteligente do mundo, a Feira de Inovação é um destaque, com 50 experiências da capital e da Região Metropolitana que serão apresentadas nesta sexta-feira (15/3) e no sábado (16/2), no calçadão da Rua XV de Novembro. Na sexta (15/3), a feira será realizada das 9h […]

compartilhe
Conheça os expositores da Feira de Inovação da Rua XV em Curitiba. Foto: Lucilia GUimarães/SMCS

Na programação pelos 331 anos de Curitiba, a cidade mais inteligente do mundo, a Feira de Inovação é um destaque, com 50 experiências da capital e da Região Metropolitana que serão apresentadas nesta sexta-feira (15/3) e no sábado (16/2), no calçadão da Rua XV de Novembro.

Na sexta (15/3), a feira será realizada das 9h às 18h, e no sábado (15/3), das 9h às 12h, na Boca Maldita (entre as ruas Voluntários da Pátria e Ermelino de Leão). A entrada é gratuita.

A feira é promovida pela Prefeitura e pelo Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Os expositores Feira de Inovação

ROBÓTICA

Protótipos – Os integrantes de projetos de extensão da UFPR vão apresentar protótipos de veículos de competição, avião e robôs, modelagem, impressão em 3D e miniestação meteorológica.

Por assinatura – A Gênio Inventor vai apresentar o serviço de assinatura que oferece projetos de Robótica Educacional.  

Robôs multiuso – A Human Robotics vai levar um de seus modelos do robô Robios, utilizado no autoatendimento, recepção ao público e logística.

MOBILIDADE

Simulação Multifísica – A UTFPR vai apresentar o projeto de pesquisa científica com baterias similares a de veículos elétricos.

Buggy elétrico – A Eion vai apresentar buggy elétrico, alternativa sustentável de transporte esportivo e de lazer. 

Eletromobilidade – A montadora chinesa BYD vai levar um de seus veículos elétricos ao Calçadão da XV.

ESPORTE E LAZER

Artes marciais – A startup incentivada pelo Worktiba BJJ Progress expõe sua plataforma de transmissão e gestão de eventos de artes marciais. 

Testes de capacidade – A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) vai realizar testes de capacidade e saúde física ao público.

MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E SAÚDE ALIMENTAR

Horta inteligente – A EVA Agricultura Urbana vai levar amostras da horta inteligente, para produção de alimentos orgânicos em pequenos espaços.

Paisagismo – A Acer Haus vai mostrar seu sistema de telhado verde modular, pré-vegetado e de instalação imediata, que oferece melhor climatização ambientes e sustentabilidade.

Agricultura familiar – A startup IrriGate criou uma solução para automatizar as irrigações de pequenos e médios produtores e vai apresentar seus produtos em uma mini-horta.

Para os pets – Startup vencedora do Rocket RPC 2023, a Pet Apertiz propõe uma alimentação 100% natural, saudável, prática e pronta para os animais de estimação. 

Qualidade da água – A empresa impulsionada pelo Bom Negócio Equalis Solutions vai apresentar soluções para o monitoramento da qualidade da água.

Estação inteligente – A Freedooh apresenta sua estação inteligente que disponibiliza mídia programática, coleta de recicláveis eletrônicos, empréstimos de power banks por até 24 horas, distribuição gratuita de sementes de plantas nativas.

CULTURA MAKER

Espaço privado – O Araucaria Labs vai apresentar soluções de prototipagem 3D que favorecem a interatividade de seu ambiente maker. 

Espaço público – Já o Fab Lab Cajuru, ambiente público municipal, vai demonstrar o potencial de criação com as impressões 3D, protótipos e outros usos especiais.

GOVERNANÇA

Fala Móvel – O premiado programa de audiências públicas para que a população indique as prioridades para aplicação do orçamento de Curitiba vai apresentar o Fala Móvel, veículo que leva o programa ainda mais próximo da comunidade.

NOVAS TECNOLOGIAS

  • Acesso à internet – A Wifi Wiz transforma redes wi-fi em plataforma de acesso controlado e monetizado à internet e vai oferecer, durante a feira, rede wi-fi com sua ferramenta e estrear o Mapa de Calor, que vai contar os visitantes que usarem o serviço.Drones – As aplicações desses pequenos veículos aéreos não tripulados vão bem além da captação de imagens e a América Drones vai apresentar possibilidades de uso no lazer, mapeamento, pulverização agrícola, segurança e inspeção.Tecidos Nanotecnológicos– A QuanticB.on vai apresentar sua linha roupas feita com tecidos inteligentes, com minerais bioativos no DNA dos fios por nanotecnologia e que, utilizando o calor corporal, reduz a fadiga muscular e contribui para tratamentos de dores nas articulações, varizes.

TURISMO

  • Sustententabilide – A empresa Charrete Imperial vai mostrar como reinventou as tradicionais charretes para passeios turísticos e eventos, com charretes puxadas por bicicletas elétricas. Turismo sensorial – Já o Instituto Municipal de Turismo (IMT), da Prefeitura, vai oferecer o turismo sensorial para visitantes com deficiência visual, a partir de peças impressas em 3D dos pontos turísticos de Curitiba, com audiodescrição acessível por QRCode.Cidade anfitriã – Curitiba recebe, de 17 a 19 de março, a Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Fidi), que terá seu estande na Feira de Inovação, possibilitando inscrições dos participantes. 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Inserção no mercado – O 1º Empregotech, programa da FAS e Agência Curitiba de Desenvolvimento Inovação que oferta gratuitamente o curso de programação básica de computadores para jovens, vai divulgar suas aulas.Capacitação tech – A Multifaculdade vai apresentar seus cursos EaD de graduação e pós-graduação em Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Cyber Security, Design Digital e Data Science com imersão em realidade virtual. Formação tecnológica– A Faculdade Senac vai apresentar seus cursos nas áreas Tecnologia.

CIDADE EDUCADORA

  • Congresso internacional – Curitiba recebe o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, entre 21 e 24 de maio e, durante a Feira, os visitantes vão conhecer mais sobre as capacidades educadoras e transformadoras das pessoas e das cidades. Educação do futuro – A Secretaria Municipal da Educação (SME) vai apresentar, com apoio da realidade virtual, o programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em uma grande sala de aula ao ar livre. Inovação móvel – A SME também leva o Farol do Saber e Inovação Móvel e suas tecnologias; os kits de robótica usados pelos estudantes da rede pública municipal; a pista de controle de um robô do kit LudoBot. 

COMUNICAÇÃO, FINANÇAS E DIREITO

  • Jornal tecnológico – O Jornal do Rebouças vai apresentar a integração do jornal impresso de circulação gratuita com a experiência da realidade aumentada.Mediação – A startup Doutor Mediação vai apresentar sua solução que emprega inteligência artificial e QRCode para facilitar a mediação e conciliação de conflitos. Plataforma jurídica– A Startlaw mostra sua plataforma para serviços jurídicos para empresas e pessoas físicas, com criação personalizada de documentos jurídicos e conselhos especializados.Mídia embarcada – A Bus Station, startup que oferece gestão online da comunicação sonora em ônibus, vai simular a inserção de Publicidade Sensorial Geolocalizada em alto-falantes portáteis em seu estande.Criptoeconomia – A economia digital é a proposta da Invest Club, que vai apresentar seu aplicativo de finanças descentralizadas em criptomoedas, com uso do Pix e a segurança da custódia dos ativos e da blockchain.     

ZELO PELAS CIDADES

  • Zeladoria Virtual – A Secretaria Municipal de Administração Pública (Smap) leva à Feira soluções inovadoras de governo inteligente aplicadas em Curitiba, como a Zeladoria Virtual. Caça-buracos – A Mapzer, startup que emprega inteligência virtual embarcada em veículo para analisar e processar dados das ruas e estradas, indicando aos gestores públicos onde são necessárias melhorias, vai apresentar seu veículo durante a Feira.

ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE

  • Refri funcional – A Green-Cup vai apresentar sua bebida funcional, o refrigerante com ingredientes naturais e que favorecem a saúde, como o pólen processado por abelhas. Segurança Alimentar – A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar expõe as ações municipais de Agricultura Urbana e promoção da alimentação saudável. Na tarde da sexta-feira (15/3), a Unidade Móvel de Segurança Alimentar (UMSA) estará em exposição, com sua cozinha inovadora. 

SAÚDE JÁ

Teleatendimento – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai apresentar a plataforma Saúde Já, que contempla as soluções da Central de Telemedicina e o Aplicativo Saúde Já.

NOTÍCIAS RELACIONADAS