156 Acesso àInformação

Notícias

Notícias

Vale do Pinhão de Curitiba oferece cursos online para empreendedores o ano todo

Empreender é um desafio que demanda atualizações constantes, e para quem busca desenvolver novas habilidades, a Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão oferecem várias possibilidades de qualificação. Entre elas, o Programa  Bom Negócio, que oferta cursos presenciais, mas também oferece duas opções de cursos de Educação à Distância (EAD) – Gestão Empresarial e Tecnologia -, […]

compartilhe
Na imagem, Alcilaine Macedo Alencar, que concluiu curso online de Gestão Empresarial, pelo Programa Bom Negócio. Curitiba, 24/05/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Empreender é um desafio que demanda atualizações constantes, e para quem busca desenvolver novas habilidades, a Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão oferecem várias possibilidades de qualificação. Entre elas, o Programa  Bom Negócio, que oferta cursos presenciais, mas também oferece duas opções de cursos de Educação à Distância (EAD) – Gestão Empresarial e Tecnologia -, em que, online, o participante avança conforme sua agenda e, ao final, recebe certificado de conclusão. 

A possibilidade de aprender a seu tempo caiu como uma luva para a consultora de Comunicação Alcilaine Macedo Alencar, 31 anos, para quem a vontade de estudar é o que não falta. 

Bacharel em Comunicação Organizacional, mestre em Mídia e Sociedade e mestranda em Estudos da Língua, sabia que precisaria de conhecimento extra para formatar seu novo negócio, o Ateliê Consultoria, mas não poderia deixar que os horários para um novo curso interferissem nos seus outros compromissos. O curso de Gestão Empresarial do Bom Negócio resolveu esse dilema para ela.

“Geralmente, prefiro fazer cursos presenciais, só consegui esse conhecimento pelo fato de ser oferecido online. Aprendi competências essenciais para a gestão da minha empresa”, contou Alcilaine, que foi uma das finalistas do Prêmio Empreendedora Curitibana na categoria Ideia Empreendedora.

Ela conta que concluiu o curso em uma semana e que os novos conhecimentos deram noções de empreendedorismo, gerenciamento e marketing. “O curso é muito bom, desde a metodologia e abordagens dos professores. Me ajudou a desenvolver tanto o profissional quanto o pessoal”, disse a empreendedora.

Aprender com especialistas

Criados em março de 2022, na reformulação do programa, os cursos EAD do Bom Negócio já tiveram 1,2 mil inscritos, que acompanham as aulas ministradas por especialistas nos temas abordados e fazem das ações da Escola de Inovação, gerenciada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento  e Inovação. 

“Os cursos online não têm barreiras geográficas ou de tempo, uma vez que os alunos podem fazer de qualquer lugar e em qualquer momento. Todo o material do curso fica acessível a partir da inscrição, e aí cabe ao aluno explorar todo o seu potencial”, destaca a coordenadora do programa, Daniela Vitorio del Puente. 

Conheça mais sobre cada um dos cursos: 

  • Gestão Empresarial: Com carga horária de 24 horas, o curso traz os principais fundamentos para quem está entrando no mundo do empreendedorismo ou procura desenvolver melhor sua empresa. O conteúdo é preparado pelo Sebrae e pela Escola de Negócios ISAE.
  • Tecnologia: Para quem quer atuar em empresas de Tecnologia, mas não é familiarizado com a área, este curso oferece conhecimentos sobre linguagens de programação (HTML, CSS e JavaScript, por exemplo), em 50 horas/aula. Realizado em parceria com a Kenzie Academy, inclui entre as tarefas o desenvolvimento do projeto de um site, que servirá como portfólio profissional.

Evolução

Programa Bom Negócio tem jornada de ensino à distância desde 2018, quando foi relançado pelo prefeito Rafael Greca. À época, as aulas online eram carga horária complementar as jornadas de capacitação presencial. 

Na pandemia, todas as aulas do programa foram transpostas para o modo virtual e, com a retomada pós-pandemia, o Bom Negócio foi reformulado: atualmente conta com sete cursos – cinco presenciais e dois à distância -, todos gratuitos e ministrados com parceiros especialistas.

Bom Negócio

Programa Bom Negócio oferta 176 horas de aulas em sete cursos gratuitos, presenciais e online, voltados a quem já empreende ou sonha em abrir o próprio negócio.

Entre os cursos presenciais, estão: Perfil Empreendedor; Estratégias para MPEs; Finanças; Startups; e Marketing e Vendas.

As inscrições estão abertas para o curso Marketing e Vendas, com início em 6 de junho, com 30 horas/aula distribuídas em dez encontros nas quintas e sextas-feiras do mês de junho, das 19h às 22h, no Campus Garcez da Uninter (Rua Luiz Xavier, 103, Centro). 

O programa da Prefeitura e do Vale do Pinhão é realizado por meio da Escola de Inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e pelo empreendedorismo na cidade.

As aulas são realizadas em parceria com instituições como a Viacredi, e as universidades Positivo, Uninter, Unicuritiba, UFPR, FAE, Sebrae-PR, Isae/FGV e Kenzie Academy.

NOTÍCIAS RELACIONADAS