156 Acesso àInformação

Notícias

Notícias

Vale do Pinhão de Curitiba e Oeiras Valley, de Portugal, estudam parcerias em inovação

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial de Curitiba e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, reuniu-se nessa quinta-feira (23/5), no Pinhão Hub, com o secretário de Educação, Ciência e Inovação de Oeiras (Portugal), Pedro Patacho, para discutir parcerias entre os dois ecossistemas de inovação. Patacho representa o Oeiras […]

compartilhe
Vale do Pinhão de Curitiba e Oeiras Valley, de Portugal, estudam parcerias em inovação . Foto: Divulgação/Agencia Curitiba.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial de Curitiba e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, reuniu-se nessa quinta-feira (23/5), no Pinhão Hub, com o secretário de Educação, Ciência e Inovação de Oeiras (Portugal), Pedro Patacho, para discutir parcerias entre os dois ecossistemas de inovação.

Patacho representa o Oeiras Valley, projeto apoiado pela Prefeitura da cidade portuguesa na constituição de um ecossistema único para a inovação e desenvolvimento na região.

“Vemos Curitiba como uma cidade exemplar e o Vale do Pinhão como um ecossistema que tem muita sinergia com o nosso. Fizemos questão de conhecer o Vale do Pinhão, pois os avanços desse ecossistema são percebidos na Europa”, disse Patacho.

O secretário da cidade de Oeiras veio a Curitiba para o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, onde foi palestrante e explicou que o Oeiras Valley trabalha “para atrair mais e novas empresas e investimentos para o território, promover as empresas já instaladas, inovar e projetar Oeiras no radar internacional da Inovação e da Ciência”.

Patacho esteve acompanhado da diretora de Educação da Secretaria de Oeiras, Maria Paula Rodrigues, e do prefeito de Fundão (Portugal), Paulo Bernardo Fernandes, outro município português que quer estabelecer parcerias com Curitiba e o Vale do Pinhão.

Maduro para expandir
Dario Paixão apresentou aos portugueses o histórico do Vale do Pinhão e as ações da Agência Curitiba e da Secretaria de Inteligência Artificial nos programas de inovação e desenvolvimento econômico de Curitiba.

“Nosso ecossistema está bastante maduro e pronto para parcerias internacionais. Oeiras é uma referência em Portugal e está em nossos planos de aproximação, inclusive organizando uma missão de nossas empresas para conhecer o Oeiras Valley”, destacou Paixão.

Innovate
Oeiras é uma cidade integrante da plataforma mundial Innovate, na qual Curitiba foi a primeira cidade da América Latina a ingressar, com o lançamento oficial em março, durante o Smart City Expo Curitiba. O Innovate apresenta o potencial tecnológico e inovador das cidades participantes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS