156 Acesso àInformação

Empreendedora Curitibana

Vamos juntas impactar o ecossistema empreendedor de Curitiba?

O Empreendedora Curitibana é um programa do Vale do Pinhão voltado para as mulheres que busca fomentar o empreendedorismo feminino em Curitiba promovendo encontros, palestras e workshops gratuitos, proporcionando uma formação planejada e sólida, incentivando, assim o engajamento das participantes do projeto.

Nos siga no Instagram para não perder nenhum evento @empreendedora_curitibana e se inscreva agora nas capacitações (Clique Aqui).

Principais objetivos do Programa Empreendedora Curitibana 2020-2021:

  • Estimular o empreendedorismo feminino no município;

  • Consolidar os empreendimentos das mulheres;

  • Impulsionar negócios liderados por mulheres;

  • Destacar a importância das mulheres no mundo dos negócios;

  • Promover eventos de capacitação às empreendedoras;

  • Criar oportunidades de networking e colaboração entre empreendedoras.

Responsável: Cibia Clara Carreira Gimenez
cigimenez@agenciacuritiba.com.br
+55 (41) 3213-7514

O prêmio é uma das ações do Programa Empreendedora Curitibana que tem como objetivo reconhecer as mulheres empreendedoras da cidade e inspirar novos negócios liderados por elas.

Lançado em 2015, o concurso bianual segue critérios técnicos para avaliar as empreendedoras em três categorias: microempreendedora individual, micro e pequena empresa e ideia empreendedora.

Entre a etapa de inscrição e premiação final são promovidas gratuitamente atividades que estimulam o desenvolvimento das ideias empreendedoras, capacitação e apoio às mulheres para inovação, autoconhecimento e gestão estratégica.

As candidatas são avaliadas por uma comissão julgadora composta pelo ecossistema de inovação e empreendedorismo da cidade que inclui a Prefeitura de Curitiba, instituições de ensino, instituições de apoio, instituições de fomento, comunidade de negócios e vencedoras das edições anteriores.

As três primeiras colocadas de todas as categorias são premiadas e reconhecidas durante a Cerimônia de Premiação que conta com a presença das semifinalistas, familiares, convidados e autoridades.

O Prêmio Empreendedora Curitibana acontece de março a novembro de 2021.

  • CATEGORIAS: Microempreendedora Individual (MEI), Ideia Empreendedora e Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo Social
  • REQUISITOS: MEI e Micro e Pequena Empresa: empresa com mais de um ano de funcionamento, domicílio fiscal em Curitiba, regularidade fiscal e estatutária, participar de 3 capacitações. Ideia Empreendedora: domicílio em Curitiba e participar de 3 capacitações.
  • AVALIAÇÃO: Critérios técnicos para avaliar as empreendedoras Comissão Julgadora.
  • PREMIAÇÃO: Será divulgada mais próximo ao prêmio.

O Prêmio Empreendedora Curitibana em Números

2015 – 1ª edição

129 inscrições
7 avaliadores na Comissão Julgadora
2 eventos técnicos
+ 100 mulheres capacitadas

2017 – 2ª edição

136 inscrições
18 avaliadores na Comissão Julgadora
3 eventos técnicos
+ 250 mulheres capacitadas

2017 – 2ª edição

140 inscrições
16 avaliadores na Comissão Julgadora
10 eventos técnicos
+ 500 mulheres capacitadas

Empreendedorismo Feminino

Empreender é enfrentar e transformar a própria realidade, ser autor da própria história.

Pesquisas atuais demonstram que a diversidade de gênero ajuda a ter um melhor desempenho nos negócios. Na prática observamos que quando uma mulher decide empreender, ela além de transformar sua realidade e de sua família, impacta também a da sociedade. Quando seus negócios dão certo, elas investem em suas comunidades para que haja um contínuo desenvolvimento e acreditam no poder colaborativo para melhorar o mundo.

As mulheres estão cada vez mais conquistando espaço e ganhando força no mundo corporativo. Essa participação crescente nos possibilita vislumbrar um futuro que ambos gêneros venham atuar no mundo dos negócios em situação de equidade.

O empreendedorismo feminino tem toda essa força e é também expressivo em termos numéricos:

  • 39% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres e em Curitiba esse percentual é de 41% (IBGE-2010)

  • As mulheres são responsáveis por 51,5% dos novos negócios criados no Brasil (GEM – 2016)

  • As curitibanas são 44% da população economicamente ativa (IBGE-2015)

  • 49,4% dos MEIs em Curitiba são mulheres (Portal do Empreendedor – 02/2018)

  • As donas de negócio têm maior escolaridade (16% maior), mas ganham, em média, 22% a menos que os homens na mesma posição

  • Parcela expressiva das mulheres donas de negócio trabalha em casa

  • As mulheres empresárias tomam menos empréstimo e com valor médio igualmente menor; O valor médio do empréstimo para mulheres é em média R$ 13.071 menor que o dos homens

  • As empresárias pagam taxas de juros maiores. A taxa anual para empresárias é 3,5 % acima dos donos de pequenos negócios

  • A taxa de inadimplência das mulheres é inferior à registrada por homens, 3,7% para mulheres contra 4,2% para os empresário

Mesmo com todos este dados, ainda existe muita diversidade de gênero no ecossistema empreendedor e 44% das mulheres que empreende faz isso por necessidade e não por oportunidade. Neste tipo de empreendedorismo, a taxa de mortalidade das empresas tende a ser maior, se comparado ao empreendedorismo por oportunidade. Este cenário nos levou a montar um programa de capacitação completo, que proporcionará as mulheres empreendedoras maiores possibilidades de sucesso em seus negócios.

De acordo com o levantamento mundial Global Entrepreneurship Monitor 2017, realizado em parceria com o Sebrae, mais de metade dos novos negócios abertos em 2016 foi fundada por mulheres. A taxa de empreendimentos iniciados no país, desde 2007, oscila entre 47% e 54% para homens e mulheres. Em 2016, a taxa foi de 48,5% para homens e 51,5 % para mulheres. Significa que o número de homens e mulheres interessados em empreender é proporcional há anos.

O desafio está em fortalecer esse aspecto, em construir confiança para que mulheres possam gerir estrategicamente os negócios e a tomar melhores decisões. Diante de tantos desafios o governo municipal promove eventos de capacitação para as empreendedoras e cria oportunidades de networking e colaboração entre essas mulheres.

Conhecer sobre o empreendedorismo feminino pode ser o primeiro passo para que mais mulheres se dediquem a essa atividade e transformem não só a sua realidade, mas também a de muitas pessoas a seu redor.

Você que é mulher e tem vontade de abrir seu próprio negócio, não perca tempo! Participe do Programa Empreendedora Curitibana e também procure um dos nossos Espaços Empreendedor nas Ruas da Cidadania e transforme o seu sonho em realidade!

 

Apoio

 

Realização

 

Quer mais informações?