Empreendedorismo Feminino
Empreender é enfrentar e transformar a própria realidade, ser autor da própria história.
Pesquisas atuais demonstram que a diversidade de gênero ajuda a ter um melhor desempenho nos negócios. Na prática observamos que quando uma mulher decide empreender, ela além de transformar sua realidade e de sua família, impacta também a da sociedade. Quando seus negócios dão certo, elas investem em suas comunidades para que haja um contínuo desenvolvimento e acreditam no poder colaborativo para melhorar o mundo.
As mulheres estão cada vez mais conquistando espaço e ganhando força no mundo corporativo. Essa participação crescente nos possibilita vislumbrar um futuro que ambos gêneros venham atuar no mundo dos negócios em situação de equidade.
O empreendedorismo feminino tem toda essa força e é também expressivo em termos numéricos:
39% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres e em Curitiba esse percentual é de 41% (IBGE-2010)
As mulheres são responsáveis por 51,5% dos novos negócios criados no Brasil (GEM – 2016)
As curitibanas são 44% da população economicamente ativa (IBGE-2015)
49,4% dos MEIs em Curitiba são mulheres (Portal do Empreendedor – 02/2018)
As donas de negócio têm maior escolaridade (16% maior), mas ganham, em média, 22% a menos que os homens na mesma posição
Parcela expressiva das mulheres donas de negócio trabalha em casa
As mulheres empresárias tomam menos empréstimo e com valor médio igualmente menor; O valor médio do empréstimo para mulheres é em média R$ 13.071 menor que o dos homens
As empresárias pagam taxas de juros maiores. A taxa anual para empresárias é 3,5 % acima dos donos de pequenos negócios
A taxa de inadimplência das mulheres é inferior à registrada por homens, 3,7% para mulheres contra 4,2% para os empresário
Mesmo com todos este dados, ainda existe muita diversidade de gênero no ecossistema empreendedor e 44% das mulheres que empreende faz isso por necessidade e não por oportunidade. Neste tipo de empreendedorismo, a taxa de mortalidade das empresas tende a ser maior, se comparado ao empreendedorismo por oportunidade. Este cenário nos levou a montar um programa de capacitação completo, que proporcionará as mulheres empreendedoras maiores possibilidades de sucesso em seus negócios.
De acordo com o levantamento mundial Global Entrepreneurship Monitor 2017, realizado em parceria com o Sebrae, mais de metade dos novos negócios abertos em 2016 foi fundada por mulheres. A taxa de empreendimentos iniciados no país, desde 2007, oscila entre 47% e 54% para homens e mulheres. Em 2016, a taxa foi de 48,5% para homens e 51,5 % para mulheres. Significa que o número de homens e mulheres interessados em empreender é proporcional há anos.
O desafio está em fortalecer esse aspecto, em construir confiança para que mulheres possam gerir estrategicamente os negócios e a tomar melhores decisões. Diante de tantos desafios o governo municipal promove eventos de capacitação para as empreendedoras e cria oportunidades de networking e colaboração entre essas mulheres.
Conhecer sobre o empreendedorismo feminino pode ser o primeiro passo para que mais mulheres se dediquem a essa atividade e transformem não só a sua realidade, mas também a de muitas pessoas a seu redor.
Você que é mulher e tem vontade de abrir seu próprio negócio, não perca tempo! Participe do Programa Empreendedora Curitibana e também procure um dos nossos Espaços Empreendedor nas Ruas da Cidadania e transforme o seu sonho em realidade!