156 Acesso àInformação

Empreendedora Curitibana

 

O Programa Empreendedora Curitibana tem como objetivo principal fortalecer o empreendedorismo feminino e promover a autonomia financeira das mulheres de Curitiba e Região Metropolitana. Ele atua como um canal de conexão entre empreendedoras, líderes e comunidades locais, por meio de uma rede de apoio e desenvolvimento

Princípios do Programa: Diversidade, inclusão e não dicriminação, integridade, liderança, humildade, igualdade de gênero e empoderamento feminino.

 

O Programa Empreendedora Curitibana tem como objetivo principal fortalecer o empreendedorismo feminino e promover a autonomia financeira das mulheres de Curitiba e Região Metropolitana. Ele atua como um canal de conexão entre empreendedoras, líderes e comunidades locais, por meio de uma rede de apoio e desenvolvimento.

Principios do Programa: Diversidade, inclusão e não dicriminação, integridade, liderança, humildade, igualdade de gênero e empoderamento feminino.

Responsável: Daniela Vitório Del Puente                                                 
Assessora: Yesica Vecchi

empreendedoracuritibana@
agenciacuritiba.com.br
+55 (41) 3213-7542

Responsável: Daniela Vitório Del Puente                                                        Assessora: Yesica Vecchi
empreendedoracuritibana@agenciacuritiba.com.br
+55 (41) 3011 – 3955

O Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 visa reconhecer mulheres empreendedoras da cidade de Curitiba e da Região Metropolitana a fim de inspirar novos negócios liderados por elas. O concurso ocorre a cada 02 (dois) anos e segue critérios técnicos para avaliar as empreendedoras em 05 (cinco) categorias: Microempreendedora Individual, Micro e Pequena Empresa, Melhor Ideia Empreendedora, Iniciativa de Impacto Social e Startups. 

As candidatas poderão se inscrever a partir do dia 15 de março de 2023, exclusivamente no site da Agência Curitiba.

O Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 visa reconhecer mulheres empreendedoras da cidade de Curitiba e da Região Metropolitana a fim de inspirar novos negócios liderados por elas. O concurso ocorre a cada 02 (dois) anos e segue critérios técnicos para avaliar as empreendedoras em 05 (cinco) categorias: Microempreendedora Individual, Micro e Pequena Empresa, Melhor Ideia Empreendedora, Iniciativa de Impacto Social e Startups. 

As candidatas poderão se inscrever a partir do dia 15 de março de 2023, exclusivamente no site da Agência Curitiba.

Eventos

O programa possui capacitações, eventos de networking e mentorias realizados por um grupo de líderes capacitadas e reconhecidas em suas áreas de atuação que auxiliam no desenvolvimento, fomento e impulsionamento do empreendedorismo feminino. 

Essas atividades são projetadas para ajudar as mulheres empreendedoras a desenvolver habilidades importantes, como liderança, gestão de negócios, marketing e vendas. Além disso, essas atividades também fornecem uma oportunidade valiosa para as mulheres se conectarem com outras empreendedoras e líderes de negócios, criando uma rede de apoio e aprendizado mútuo. 

Comunidade Empreendedora

O empreendedorismo feminino tem enfrentado muitos desafios ao longo dos anos, incluindo discriminação de gênero, falta de acesso a financiamento e falta de reconhecimento e apoio da sociedade em geral. No entanto, muitas mulheres empreendedoras têm superado esses desafios e têm criado negócios bem-sucedidos e inspiradores. 

Essas mulheres são uma fonte de inspiração para outras mulheres que desejam seguir seus próprios caminhos no empreendedorismo. Elas demonstram que é possível criar negócios bem-sucedidos, independentemente de sua raça, etnia, gênero e condição social. Além disso, elas criam um impacto positivo em suas comunidades, empregando outras pessoas e contribuindo para o crescimento econômico local. 

Para criar uma comunidade inclusiva e bem-sucedida, é importante focar em três pilares principais: propósito, comunicação e pessoas. O propósito deve ser claro e direcionado para as necessidades da comunidade, a comunicação deve ser eficaz e envolvente, e as pessoas devem ser valorizadas e respeitadas. 

O programa Empreendedora Curitibana é uma comunidade que valoriza esses três pilares, ele oferece apoio e orientação para

mulheres empreendedoras, além de conexões valiosas com outras mulheres na mesma situação. Isso permite que elas se apoiem mutuamente, compartilhem conhecimentos e experiências e cresçam juntas. 

O maior capital de toda comunidade são as pessoas, e a comunidade Empreendedora Curitibana é um exemplo disso. As mulheres empreendedoras que fazem parte dessa comunidade são um recurso valioso, trazendo habilidades e perspectivas diversas e contribuindo para o crescimento econômico e social de Curitiba. 

Mapeamento das Comunidades de Empreendedorismo Feminino de Curitiba e RMC

O Mapeamento tem como objetivo identificar as necessidades/ dores, lideranças e conexões das comunidades de empreendedorismo feminino de Curitiba e RMC. 

Uma vez que as comunidades tenham sido mapeadas e suas necessidades e lideranças identificadas, as estratégias de engajamento, capacitação e networking podem ser desenvolvidas e adaptadas para atender às necessidades específicas de cada comunidade. Isso pode incluir a organização de eventos, programas de mentoria e treinamentos, bem como a criação de redes de contatos e conexões com outras comunidades e organizações dentro do ecossistema empreendedor.  

Público-alvo 

Líderes de comunidades, pessoas influenciadoras dentro de suas comunidades. 

Período de realização etapa 1: março – julho 2023. 
 

Esse grupo atua diretamente no planejamento e operação de eventos do programa, além de auxiliarem na dinâmica de divulgação com a Agência Curitiba e acompanhar as capacitações, respondendo e listando as perguntas que surgem durante o evento.

Faz parte da responsabilidade desse grupo interagir de forma transversal com as outras voluntárias e atuar na articulação com o público do programa.

As líderes de Comunicação auxiliam no planejamento de marketing e comunicação do programa Empreendedora Curitibana.

Este grupo é formado por profissionais da área de comunicação e marketing que ajudam o programa a comunicar da melhor forma as ações do programa, para atrair o público-alvo para as capacitações.

O time de comunicação trabalha em conjunto com a comunicação da Agência Curitiba para alinhar o planejamento de postagens nas redes sociais, padronização do material de comunicação e integração da linguagem usada, além de auxiliar em outras questões da área.

As Palestrantes compartilham seu conhecimento através das palestras e capacitações e instruem as empreendedoras de acordo com suas áreas de atuação e experiências de mercado.

Esta equipe é composta por pessoas com habilidade de transferir conhecimento e incentivar as empreendedoras participantes dos eventos, despertando o desejo pelo estudo e pela ampliação de conhecimento para consolidação, crescimento ou formação de negócios geridos por mulheres.

A facilitadora se compromete a fornecer um material de estudo ou de apoio para as empreendedoras participantes do evento, além de se disponibilizar para responder dúvidas e questionamentos.

Este grupo é composto por líderes que irão atuar na avaliação e classificação de outras líderes de acordo com seu histórico e com as experiências profissionais apresentadas na ficha de inscrição.

Parte das responsabilidades destas líderes é fazer a avaliação inicial com as candidatas ao Programa, avaliando a didática, histórico profissional e disponibilidade para atuar junto ao Programa Empreendedora Curitibana.

Time responsável por dar suporte às empreendedoras durante sua jornada no Programa Empreendedora Curitibana. As mentoras são profissionais ou empreendedoras que compartilham seus conhecimentos e experiência em gestão de negócio e comportamento empreendedor, colaborando com a jornada da empreendedora e criando um ambiente acolhedor para o seu desenvolvimento.

Por meio da troca de experiências, essas profissionais devem dar suporte personalizado com foco no desenvolvimento de habilidades importantes para o empreendedorismo e na identificação de oportunidades.

Cabe às mentoras orientar e aconselhar as empreendedoras, visando inspirá-las e desenvolvê-las de modo a alavancar os seus empreendimentos. As mentoras devem cumprir com o Plano de Mentoria e com os prazos estabelecidos em cronogramas estipulados pelo programa, mentora e empreendedora.

Mentorias

O que é a Mentoria?

A mentoria é um processo de troca de experiências entre profissionais especializados e empreendedores. Tem por finalidade oferecer suporte personalizado aos empreendedores no desenvolvimento de suas habilidades para empreender. Além de consolidar um plano de ação para o alcance de resultado concreto na solução de um problema ou questão.

O que não é Mentoria?

Mentoria não é assessoria ou consultoria  e o mentor não irá dizer como o mentorado deverá conduzir o seu empreendimento. O mentor tentará levar a luz possíveis saídas/ações para melhoria de resultados.

Mentoria Regular

Como Acontece?

  • O processo de mentoria envolve dois  encontros obrigatórios de uma hora cada. 
  • Os encontros podem ser online e/ou presencial (negociado entre as partes).
  • Sugerimos que o intervalo entre os encontros ocorram entre 20 a 40 dias.

Diagnóstico

Mentor faz um diagnóstico da(s) dificuldade(s) do mentorado, levanta junto com mentorados pontos/aspectos de melhoria e devem traçar juntos um plano de ação para o mentorado executar entre intervalos dos encontros.

Fechamento

Mentorado apresenta para ao mentor os resultados obtidos, e juntos tecem considerações a respeito de impactos atingidos ou não no período de mentoria. Mentor deve fazer relatório do 2º Encontro e Mentorado fazer relatório de mentorado.

Realização

 

Quer mais informações?