156 Acesso àInformação

Notícias

Notícias

Prefeito de Curitiba em exercício conhece os detalhes do Smart City Expo 2025, que será na Ligga Arena

A menos de 300 dias do início da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, o evento que transforma a capital paranaense em centro internacional de discussões e soluções para as cidades inteligentes começa a ganhar forma. Com realização nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025, o evento está de casa nova: […]

compartilhe
O prefeito em exercício de Curitiba, Herivelto Oliveira, recebeu Beto Marcelino, da ICities e Dario Paixão, o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes. Curitiba, 04/05/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A menos de 300 dias do início da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, o evento que transforma a capital paranaense em centro internacional de discussões e soluções para as cidades inteligentes começa a ganhar forma. Com realização nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025, o evento está de casa nova: sai do Parque Barigui para tomar conta da Ligga Arena e terá novidades como ações de entretenimento e esporte.

A 294 dias do início, os preparativos foram revelados na manhã desta terça-feira (4/6) ao prefeito em exercício, Herivelto Oliveira, durante a visita do sócio-fundador do iCities, Beto Marcelino. O hub de inovação é responsável pela organização do evento desde sua primeira edição, em 2018. Também acompanhou a visita o secretário municipal da Inteligência Artificial e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

“Estive na primeira edição como mestre de cerimônias, estive como participante, como vereador e é uma honra ter essa oportunidade de conhecer os projetos para o Smart City Expo Curitiba 2025 como prefeito em exercício. Em um estádio de futebol, o evento cresce ainda mais, reforçando Curitiba no cenário internacional, recebendo pessoas de todos os lugares e prestigiando o que os curitibanos criam aqui”, destacou Herivelto Oliveira.

A edição curitibana do maior evento internacional de Smart City com chancela da Fira Barcelona será a primeira a ser realizada em um estádio de futebol. 

Futebol e conectividade

Por três dias, o local deixa de ter o Athletico Paranaense como protagonista para ceder espaço para discussões sobre tecnologias, inovação, conectividade e sustentabilidade.

Mas esporte e entretenimento passam a integrar a programação, diz Marcelino. Ele informa que o iCities estuda com parceiros a viabilidade da realização de uma partida de futebol como parte da programação, além de shows musicais.

Desafios da expansão

Com chancela do prefeito Rafael Greca, o evento vai para a Ligga Arena para crescer e superar as marcas já conquistadas: o Smart City Expo Curitiba 2024 recebeu 16,8 mil pessoas, participantes vieram de 580 cidades, de 50 países do mundo, dos cinco continentes do planeta, 90 empresas e 180 palestrantes e moderadores na área de Congresso, ocupando toda a área interna e externa do Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui.

“Desde 2018, a Prefeitura tem sido o principal apoiador da versão brasileira deste grande evento mundial de cidades inteligentes. E agora temos esse desafio de expandir, em um evento em um local inédito, deixando mais uma vez a marca do pioneirismo de Curitiba para o mundo”, disse Marcelino.

Entre os desafios, está a ocupação do espaço da área de expositores, que será no campo: deste a proteção do gramado com cobertura do piso (“soft floor”) resistente à estrutura dos estandes e que garanta a acessibilidade, passando por detalhes de cabeamento elétrico compatível, até as atrações na agenda de três dias de evento.

“Queremos propor uma área totalmente funcional e atrativa. Um exemplo disso foi a Smart Plaza Vale do Pinhão deste ano, feita pela Prefeitura e pela Agência Curitiba, que se tornou um grande palco de lançamentos e de encontros”, lembrou o sócio do iCities.

Mobilidade, construção e comida do futuro

O Smart City Expo também vai congregar outros eventos, complementares: mais uma edição do Tomorrow Mobility, com veículos e soluções de mobilidade que vão fazer o futuro, além do inédito Tomorrow Building, com inovações na área da construção civil e planejamento urbano para ocupar melhor os espaços, assegurando a sustentabilidade ambiental.

Em estudos estão a inclusão do Tomorrow Food, para discutir a alimentação do futuro: saudável, sustentável e de menor custo, como a Agricultura Urbana, e as tecnologias para a produção alimentícia em toda sua cadeia.

A conectividade da tecnologia 5G, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) também estão na previsão de temas do evento em março de 2025.

O Smart City Expo Curitiba

O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.

Somando-se as cinco edições anteriores (2018, 2019, 2022, 2023 e 2024) do evento na capital paranaense, Curitiba já recebeu 54,1 mil visitantes durante o Smart City Expo Curitiba.

Com apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, se tornou, em 2022, o maior evento no mundo chancelado pela Fira Barcelona, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha), e o maior das Américas, título que manteve em 2023.

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona, apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

NOTÍCIAS RELACIONADAS