156 Acesso àInformação

Notícias

Notícias

Microempreendedores do Boqueirão recebem incentivos e orientações no Mutirão MEI

Nesta terça-feira (21/5), foi a vez de a Regional Boqueirão receber o Mutirão MEI 2024 da Prefeitura de Curitiba. Este foi o terceiro dia da iniciativa, que atende gratuitamente microempreendedores individuais (MEIs) curitibanos, oferecendo serviços, apoio e informações. A ação aconteceu no ginásio da Rua da Cidadania do Boqueirão durante todo o dia. Equipes dos Espaços […]

compartilhe
Microempreendedores do Boqueirão recebem incentivos e orientações no Mutirão MEI. Curitiba, 21/05/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Nesta terça-feira (21/5), foi a vez de a Regional Boqueirão receber o Mutirão MEI 2024 da Prefeitura de Curitiba. Este foi o terceiro dia da iniciativa, que atende gratuitamente microempreendedores individuais (MEIs) curitibanos, oferecendo serviços, apoio e informações.

A ação aconteceu no ginásio da Rua da Cidadania do Boqueirão durante todo o dia. Equipes dos Espaços Empreendedor de Curitiba e do Sebrae/PR ofereceram, gratuitamente, serviços e orientações aos MEIs da cidade e àqueles que querem começar um negócio.

“Eu já queria abrir uma conta como pessoa jurídica há algum tempo, mas achava complicado. Vindo aqui foi bem mais fácil, o atendimento foi muito atencioso e resolvi tudo que precisava”, conta o microempreendedor individual Claudio Martins, de 55 anos.

O Mutirão MEI é uma das ações do Vale do Pinhão, realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, dentro do Programa Curitiba Empreendedora, e pelo Sebrae/PR. Está alinhado ao zelo da Prefeitura pela inovação e empreendedorismo na cidade.

Ajuda na declaração anual

Para os microempreendedores individuais, pode ser necessário declarar imposto de renda como pessoa jurídica e fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O Mutirão MEI também ajuda nisso. As equipes dos Espaços Empreendedor e do Sebrae/PR oferecem diversas orientações para realizar todo o processo sem erros, de maneira gratuita.

“Eu tinha algumas dúvidas sobre como declarar como pessoa jurídica, e o Mutirão ajudou em tudo. Não imaginava que poderia fazer tudo isso no mesmo lugar e gratuitamente”, relata Claudio Martins.

Mais serviços

Outro serviço prestado pelo Mutirão MEI é a orientação para conseguir novos trabalhos. Com as informações das equipes do Sebrae/PR, os microempreendedores individuais souberam como podem vender produtos ou prestar serviços à Prefeitura de Curitiba em estabelecimentos municipais.

A ação também proporcionou o Encontro de Negócios, promovendo conexões entre os empreendedores da região, estimulando futuras parcerias.

Cinco dias de evento

Este ano, o Mutirão MEI cresceu e se espalhou pela cidade. Em vez de um dia de ofertas de serviços e orientações aos empreendedores, serão cinco dias em diferentes locais da cidade. A ação também já aconteceu nas Ruas da Cidadania Fazendinha e Santa Felicidade.

Próximas datas

O Mutirão MEI 2024 ainda terá mais dois dias de evento: no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, na quinta-feira (23/5), e na Rua da Cidadania Pinheirinho, na próxima terça-feira (28/5). As inscrições podem ser feitas antecipadamente no site do evento.

Confira as próximas agendas

  • 23/5 (quinta-feira): Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba (R. da Paz, 608), das 9h às 17h
  • 28/5 (terça-feira): Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033), das 9h às 17h

NOTÍCIAS RELACIONADAS