Histórico

A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A, entidade de economia mista, foi fundada em 14 de dezembro de 2007 com a finalidade de fomentar a atividade econômica de Curitiba, através do desenvolvimento da infraestrutura, da base empresarial, da tecnologia e da inovação, com ênfase nas parcerias público-privadas.

Para fazer frente às suas finalidades, a Agência Curitiba trabalha no assessoramento a investidores e empresas interessadas em instalar ou ampliar suas atividades no Município, oferecendo informações técnicas, sociais, econômicas, ambientais, dentre outras.

Atua também na promoção de eventos especiais que contribuam efetivamente para o fomento das atividades econômicas da cidade. Executa projetos e programas estratégicos de desenvolvimento econômico definidos pelo poder Executivo Municipal e busca atender as demandas empresariais observando as boas práticas nacionais e mundiais.

Além da Prefeitura Municipal de Curitiba, três entidades de representação empresarial do Estado do Paraná - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP-PR, Federação do Comércio do Estado do Paraná FECOMÉRCIO e Federação das Associações Comerciais e Empresariais - FACIAP são sócias da Agência Curitiba.

A Agência conta ainda com a colaboração de diversos órgãos e entidades do poder público e da sociedade civil e em sua estrutura funcional estão presentes, além da sua diretoria executiva, órgãos consultivos, deliberativos e de controle.

A Assembleia de Acionistas e o Conselho de Administração são formados por representantes da Secretaria Municipal de Finanças - SMF, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC, da Procuradoria Geral do Município - PGM, da FIEP-PR, da Câmara Municipal de Curitiba, da FECOMÉRCIO e da FACIAP. O Conselho Fiscal é formado por integrantes do Poder Executivo, Câmara Municipal, FIEP-PR, FECOMÉRCIO e FACIAP, em sistema de revezamento.