156 Acesso àInformação

Notícias

Notícias

Curitiba será epicentro da inovação com 120 eventos na Connect Week 2024

Cidade mais inteligente do mundo, Curitiba se torna, de 14 a 23 de junho, o epicentro da inovação com a Connect Week. O movimento vai realizar, em dez dias, 120 eventos voltados a fomentar a inovação e a tecnologia em diversos pontos da capital paranaense, com a estimativa de chegar a 100 mil participantes. Na […]

compartilhe
O prefeito em exercício, Herivelto Oliveira, recebeu o convite para participar da Connect Week do idealizador da proposta, Itamir Viola, durante um encontro entre ambos para discutir as ações inovadoras de Curitiba, realizado no gabinete do Palácio 29 de Março. Curitiba, 06/06/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Cidade mais inteligente do mundo, Curitiba se torna, de 14 a 23 de junho, o epicentro da inovação com a Connect Week. O movimento vai realizar, em dez dias, 120 eventos voltados a fomentar a inovação e a tecnologia em diversos pontos da capital paranaense, com a estimativa de chegar a 100 mil participantes.

Na manhã desta quinta-feira (6/6), o prefeito em exercício, Herivelto Oliveira, recebeu o convite para participar da Connect Week do idealizador da proposta, Itamir Viola, no gabinete do Palácio 29 de Março.

“Curitiba tem muitos eventos de grande porte, realiza o internacional Smart City Expo Curitiba e tem agora o Connect Week, que quer se tornar o maior movimento desse gênero do Brasil. Nestes últimos anos, Curitiba fomentou um ambiente favorável integrando empresas e outras instituições que formam nosso ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão, e aproximam a população do que significa inovar no dia a dia”, destacou Oliveira.

Os eventos simultâneos vão reunir 170 palestrantes especialistas de diversas áreas, como nomes reconhecidos da Tecnologia vindas do Vale do Silício (Estado Unidos), como o CEO da Prompt Inversion.Ai, Tanay Wakhare, além de representantes de empresas como Sorridents, Renault e Meta, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o filósofo Luiz Felipe Pondé.

Colaboração e coletividade

Um dos principais segredos do Connect Week, segundo Viola, é a colaboração de todos os atores que percebem a inovação como um diferencial competitivo.

“Este é um megaprojeto construído a muitas mãos, muitos CNPJs, muitas pessoas. A inovação nasce da colaboração e do coletivo. Serão dez dias para debater temas relevantes e atuais, tendo a inovação como espinha dorsal”, destacou Viola.

Com uma programação diversificada que abrange áreas como negócios, tecnologia, empreendedorismo, turismo, ciência, educação, cultura, gastronomia e esporte, o Connect Week 2024 terá grande participação da comunidade acadêmica, incluindo praticamente todas as universidades da região metropolitana de Curitiba.

Vale do Pinhão

Entre os eventos do Vale do Pinhão que integram a Connect Week, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação promove, na segunda-feira (17/6), dois momentos: o matchmaking do projeto Link Vale do Pinhão e Ecossistemas Metropolitanos de Inovação, das 8h30 às 17h30, na Ligga Arena, o maior evento de inovação aberta do Paraná, em parceria com o Sebrae/PR; e o Business Round Vale do Pinhão, happy hour de negócios a partir das 19h, no Hard Rock Café.

De 19 a 21 de junho, serão realizadas as semifinais e a grande final da 6ª edição do Rocket, o reality show de empreendedorismo realizado pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que tem o apoio do Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura e da Agência Curitiba. As disputas serão realizadas durante o Connect Week Summit, no Viasoft Experience.

Mudanças climáticas

Entre os temas abordados, a sustentabilidade do meio ambiente terá destaque na edição deste ano do movimento, especialmente por causa da emergência de se discutir a realidade das mudanças climáticas no planeta.

Face às recentes enchentes no Rio Grande do Sul e para debater soluções de resiliência das cidades e de preservação do planeta, a programação do Connect Week terá eventos com palestrantes que atuaram em situações de emergência em cidades gaúchas, Brumadinho (MG) e Mariana (MG).

Connect Week Summit

Outra novidade é a fusão do Viasoft Connect (maior evento de inovação em gestão empresarial do país) com o Connect Week. De 2019 a 2023, o Viasoft Connect somou 80 mil visitantes.

Em 2024, passa a fazer parte da semana de inovação e assume nova nomenclatura – Connect Week Summit -, simbolizando a principal área de feira de negócios e conteúdo do Connect Week.

O encontro no gabinete do prefeito em exercício teve a presença da gestora do Connect Week, Daniela Weber, e do diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss.

NOTÍCIAS RELACIONADAS