156 Acesso àInformação

Notícias

Notícias

Curitiba realiza dose dupla do Mutirão MEI nesta semana: na Rua da Cidadania do Boqueirão e no Mercado Municipal

Os 213 mil microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba têm duas oportunidades de participar do Mutirão MEI nesta semana. A primeira é nesta terça-feira (21/5), no ginásio da Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430); a segunda, na quinta-feira (23/5), no 2º andar do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal (R. da Paz, […]

compartilhe
Curitiba realiza dose dupla do Mutirão MEI nesta semana: na Rua da Cidadania Boqueirão e no Mercado Municipal. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Os 213 mil microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba têm duas oportunidades de participar do Mutirão MEI nesta semana. A primeira é nesta terça-feira (21/5), no ginásio da Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430); a segunda, na quinta-feira (23/5), no 2º andar do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal (R. da Paz, 608), das 9h às 17h.

Nos dois eventos, equipes dos Espaços Empreendedor e do Sebrae-PR oferecem, durante todo o dia, serviços e orientações aos MEIs já formalizados e a quem quer começar seu próprio negócio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela página do evento no site da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e pelo Guia Curitiba.

“Este ano estamos realizando cinco etapas do Mutirão MEI, cada uma em uma região de Curitiba para esclarecer dúvidas, prestar serviços, promover o encontro entre empreendedores e incentivar a se cadastrarem como potenciais fornecedores de produtos e serviços à Prefeitura de Curitiba, através da plataforma e-Compras”, afirma o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

Das cinco etapas, já foram realizadas duas: na Rua da Cidadania Fazendinha e na Rua da Cidadania Santa Felicidade.

O Mutirão MEI é uma das ações do Vale do Pinhão, realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, dentro do Programa Curitiba Empreendedora, e pelo Sebrae-PR, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e empreendedorismo na cidade. A programação também faz parte da Semana do Microempreendedor Individual do Sebrae-PR, que se estende por todo o Paraná.

Público-alvo

O evento é destinado a quem já tem um micro ou pequeno negócio (formalizado ou não), quem é microempreendedor individual (MEI) e a quem quer começar seu próprio empreendimento e quer saber como.

Além da prestação de serviços e orientações, o evento vai oferecer, às 10h, a oficina Escola também compra, que vai ensinar os MEIs o caminho para oferecer seus serviços e produtos a um grande cliente: a Prefeitura de Curitiba. Às 14h, será realizado o Encontro de Negócios. Para ambos, as inscrições podem ser feitas antecipadamente, pelo site do evento.

Serviços

Durante o Mutirão, equipes dos Espaços Empreendedor e do Sebrae-PR vão ofertar serviços como:

  • Formalização e alteração do MEI*;
  • Regularização de débitos;
  • Emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Consultoria em marketing, planejamento e finanças;
  • Análise de crédito e financiamentos, por instituições financeiras e cooperativas de crédito;
  • Cadastro da empresa como fornecedora de produtos e serviços para a Prefeitura de Curitiba no e-Compras (para participação de editais de licitação e Fundo Rotativo);
  • Auxílio na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

* Para abertura do MEI, é necessário apresentar, no dia do Mutirão, documentos pessoais e a capa do carnê do IPTU onde será aberto o negócio. Para a DASN, é necessário apresentar as informações do faturamento anual da empresa, referente a 2023.

A coordenadora do Programa Curitiba Empreendedora, Leticia Justus, lembra que os microempreendedores individuais têm um compromisso com o Governo Federal que deve ser cumprido até 31 de maio: realizar a Declaração Anual do Simples Nacional. “Nossas equipes podem auxiliar nessa declaração, no caso de dúvidas. O importante é não deixar essa pendência no nome da empresa”, reforça.

Apoio o ano todo

Além destas duas oportunidades, a última etapa do Mutirão MEI 2024 será na próxima terça-feira (28/5), na Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033), das 9h às 17h.

A Prefeitura e o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba, ofertam apoio aos MEIs o ano todo, com atendimentos gratuitos nos nove Espaços empreendedor, nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC.

Nos Espaços Empreendedor, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, com horário marcado previamente pela Agenda Online.

Serviço

Mutirão MEI 2024

  • 21/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430), das 9h às 17h
  • 23/5 (quinta-feira) – Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba (R. da Paz, 608), das 9h às 17h
  • 28/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033), das 9h às 17h

Inscrições gratuitas para solicitação de serviços e atendimentos e para participação nas capacitações pela página do evento, no site da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Para os cinco eventos também é possível se inscrever, antecipada e gratuitamente, para as seguintes atividades:

  • 10h – Oficina Escola também Compra – MEI, saiba como conquistar esse cliente
  • 14h – Encontro de Negócios

NOTÍCIAS RELACIONADAS